Outubro Rosa: de um laço singelo a um movimento global!
Neste mês, o mundo se veste de rosa para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Você sabe como o Outubro Rosa — um movimento que hoje "ilumina" monumentos e mobiliza milhões — realmente começou?
O movimento Outubro Rosa, na verdade, tem sua origem em um evento esportivo e uma visão inspiradora nos Estados Unidos.
O Gênesis e o laço: a história remonta ao início dos anos 90, com a Fundação Susan G. Komen for the Cure, que organizou a primeira "Corrida pela Cura" em Nova York. Os participantes, naquele ano de 1990, receberam laços cor-de-rosa. O objetivo era simples, mas poderoso: transformar um símbolo de feminilidade e delicadeza em um emblema de apoio, solidariedade e, acima de tudo, conscientização sobre o câncer de mama.
A expansão global: o conceito de iluminar edifícios de rosa, que popularizou a campanha mundialmente, surgiu depois, como uma forma visual e impactante de lembrar a todos sobre o mês da prevenção. No Brasil, o movimento ganhou força a partir de 2002, com a primeira iluminação rosa em monumentos como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.
O câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres no Brasil:
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados 73 mil novos casos de câncer de mama por ano no país (triênio 2023–2025) — o que representa cerca de 30% de todos os diagnósticos de câncer em mulheres. É também o tipo que mais causa mortes femininas relacionadas ao câncer no Brasil.
A detecção precoce é decisiva: até 95% de chance de cura
Quando identificado em estágios iniciais, o câncer de mama tem taxas de cura superiores a 90–95%, conforme reforça o Ministério da Saúde. Isso evidencia a importância dos exames regulares e do acompanhamento médico, especialmente a mamografia, indicada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.
A adesão aos exames ainda é baixa:
Apesar da eficácia do rastreamento, menos de 40% das brasileiras na faixa etária recomendada realizam mamografia regularmente. Barreiras como falta de informação, medo do diagnóstico e dificuldades de acesso aos serviços de saúde ainda impedem muitas mulheres de fazer o exame.
No universo dos leilões, a informação de mercado é a chave para o sucesso. Na vida, a informação sobre a saúde é a chave para a longevidade.
Neste Outubro Rosa, a Kwara abraça esta causa e reforça: não espere um diagnóstico para dar o seu lance na vida! O maior ativo que você possui é a sua saúde. A Kwara é mais do que negócios, é compromisso com o bem-estar da nossa comunidade. Previna-se, informe-se e ajude a espalhar a mensagem.
E você, já agendou seus exames preventivos este ano? Compartilhe este texto com as mulheres importantes da sua vida!

